segunda-feira, 16 de maio de 2011

Físicos Importantes do Brasil

Todos sabem dos feitos dos grandes físicos da história pelo mundo, mas, poucos sabem que aqui nas nossas terras brasileiras, nasceram grandes físicos com pesquisas tão importantes quanto as do mais famosos internacionalmente, trago dois deles em uma breve bibliografia.

César Lattes

Nascido dia 11 de Junho de 1924, Formado em Matemática e Física pela USP, tem como destaque em sua carreira a co-descoberta do Píon, responsável pelo comportamento das forças nucleares.

Na Universidade da Califórnia ele foi capaz de detectar a produção artificial de partículas píon no ciclotron do laboratório, pelo bombardeio de átomos de carbono com partículas.

Assim seu trabalho marcou o inicio da corrida de construção de aceleradores de partículas, além do que, ajudou no desenvolvimento da energia nuclear pós guerra.

Alem disso, ele foi responsável pela implantação dos principais centros de pesquisa de Física na América latina, tendo seu trabalho sido reconhecido oficialmente pelo governo Boliviano, Venezuelano (tornando-se cidadão honorário) e recebendo o premio prêmio Bernardo Houssay em 19788 pela Organização dos Estados Americanos.

No Brasil Liderou um grupo científico que em 1949 criou o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, alem de dar suporte a criação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

Para saber mais sobre ele acesse os links: http://fisicosfamosos.blogspot.com/2008/07/csar-lattes.html e http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9sar_Lattes

Belita Koiller

Nascida em 1 de Dezembro de 1949 na cidade do Rio de Janeiro, tem como destaque em sua carreira o estudo teórico sobre elétrons em ambientes desordenados, como vidros, ligas e nanoestruturas.

Te m como somatório de publicações mais de 77 artigos, sendo a maior parte na área de física da matéria condensada. O mais recentemente deles é sobre semicondutores que exerceu grande impacto em dois campos da física: a computação quântica e as nanociências.

Foi premiada pela UNESCO pelo prêmio Unesco/L'Oréal para Mulheres na Ciência em março de 2005.

Para saber mais sobre ela acesse os links: http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=9&idSubSecao=&idTexto=97 e http://www.abc.org.br/~bk

Nenhum comentário:

Postar um comentário